Confira 5 entidades que estão auxiliando o produtor rural em época de pandemia do COVID-19.
Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, muitos de nós, pessoas do campo, somos obrigados a nos resguardar em casa para não colocar em risco nossas vidas e a da população do nosso município. A ansiedade de voltar ao trabalho aflige todos, principalmente aqueles que trabalham com manejo de terra e com atividades correlatas. A sensação de trabalhar ao ar livre e sem paredes tornou-se um estilo de vida, deixando o confinamento mais difícil do que ele já é. No entanto, esse é nosso dever no momento.
Porém isso não é motivo para que o produtor rural deixe de investir em si e na sua propriedade, e a melhor forma de fazer isso é utilizar o tempo para conhecimento. Diversas entidades disponibilizaram cursos e atendimentos online para agricultores, pecuaristas e profissionais da área de cultivo e de manejo da terra. Pensando em tornar essas iniciativas ainda mais acessíveis, nós elaboramos o conteúdo a seguir com 5 órgãos e empresas que estão realizando atendimento online ao produtor rural. Confira abaixo!
1- Embrapa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está oferecendo cursos gratuitos a distância durante a quarentena, com diversos assuntos referentes a setores do agronegócio.
São 12 cursos de capacitação a distância em meio às medidas restritivas como forma de contenção ao novo coronavírus. A maioria está com inscrições abertas e a outra parte abrirá novas turmas em breve. De acordo com Daniel Trento, todo o conteúdo dos cursos foi elaborado pelas equipes técnicas da empresa e possuem linguagem adaptada para o ensino a distância e para o curso específico. Os programas compreendem diversas cadeias produtivas, tais como:
- Silagem de milho e sorgo para gado de leite
- Melhoramento genético e controle zootécnico de rebanhos leiteiros
- Amostragem, coleta e transporte do leite
- Recuperação de Pastagens Degradadas
- IrrigaWeb (capacitação em uso e manejo de irrigação para uso racional da água)
- Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro
- O Potencial Agronômico de Dejetos de Suínos
- Formação de facilitadores de aprendizagem
- Hortas em pequenos espaços, preparado pela Embrapa Hortaliças
- Compostagem, com tema tratado por equipe da Embrapa Agrobiologia
- Introdução à biofortificação
2- Emater
A Emater é uma empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, presente em todos os estados brasileiros. Geralmente vinculada a alguma secretaria estadual, a empresa estabeleceu uma série de medidas para a atuação de seus empregados, visando conter o avanço da Covid-19 e, ao mesmo tempo, manter os serviços de atendimento aos produtores rurais.
O serviço público de assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais será realizado preferencialmente de forma remota, através de ligação telefônica e por e-mail. Nos casos de necessidade de atendimento presencial, será necessário agendamento prévio.
Caso tenha se interessado, você deve procurar o contato da empresa no seu estado, facilmente encontrado na internet.
3- Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ainda não anunciou nenhum tipo de atendimento remoto aos produtores rurais, apenas para pequenos empresários. Porém a plataforma da entidade possui diversos materiais para melhorar seu negócio no segmento da Agricultura, tais como notícias, vídeos, e-books e cursos a distância.
4- FAEB
Na data de 20 de abril deste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia realizou uma live no Instagram na qual lançou a assistência técnica online para agricultores e pecuaristas no período da pandemia. A equipe do atendimento é composta por médicos veterinários, agrônomos e técnicos que estarão à disposição do produtor rural das 8H até 17H30, através do número 0800 915 7117.
5- Arcangeo
A Arcangeo, empresa de Soluções em Geologia e Meio Ambiente, está disponibilizando atendimento online aos empreendedores rurais no período da quarentena a respeito da Regularização Ambiental de Empreendimentos Rurais, do Requerimento e Regularização de Processos Minerários e da Locação e perfuração de poço.
O atendimento está sendo realizado através do e-mail, por ligação telefônica e por WhatsApp. Você pode fazer um agendamento para tirar suas dúvidas e receber orientações de especialistas de forma gratuita clicando aqui!