Confira cinco dicas do que fazer para explorar bens minerais em sua propriedade com segurança na execução, com todas as regularizações necessárias e sem gastos desnecessários.
1. Consulte a disponibilidade da área
2. Consulte o histórico da área
3. Prepare o financeiro
4. Tenha dinheiro
5. Contrate um profissional qualificado
1. Consulte a disponibilidade da área
Um erro clássico que proprietários de terra cometem é gastar dinheiro com análises e estudos de campo em seu terreno antes de consultar sua disponibilidade. No Brasil, uma área pode ser requerida por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que tenha nacionalidade brasileira, e isso pode ser feito ainda que nunca se tenha ido até o local de interesse. Por isso, caso você tenha encontrado algum material de interesse econômico e queira explorar, o primeiro passo é consultar se aquela área está livre, ou seja, não está requerida por outra pessoa.
VEJA TAMBÉM:
COMO FUNCIONA O REQUERIMENTO DE PESQUISA MINERAL
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
2. Consulte o histórico da área
Após verificar a disponibilidade da área é recomendado que o histórico de pesquisa mineral da área seja consultado. É possível que aquela área já tenha sido requerida anteriormente e hoje está livre, mesmo que para uma substância diferente da do seu interesse. Você pode consultar os resultados obtidos na outra pesquisa e assim economizar tempo e dinheiro com etapas já realizadas ou utilizá-los de guia para a metodologia que pretende aplicar.
3. Realize o requerimento de pesquisa
A exploração mineral é um direito concedido pela União e por isso é necessário realizar primeiramente o requerimento de pesquisa para obter uma autorização para usufruí-lo. Além de a prática de exploração sem autorização ser ilegal, ela dá brechas para que terceiros obtenham tal concessão e passem a ter o direito de explorar a área em questão, o que obrigará o minerador ilegal a parar seu empreendimento sem nenhum tipo de compensação.
4. Prepare o financeiro
Os investimentos em mineração costumam ser altos, podendo ultrapassar a casa do bilhão. Mesmo para empreendimentos pequenos, como exploração de areia, de água mineral ou de argila, é necessário estar preparado para gastar com taxas destinadas à União, com emolumentos anuais, com licenças ambientais, com estudos geológicos e com infraestrutura. Apesar dos valores elevados, os empreendimentos costumam apresentar retornos acima do valor que foi investido.
5. Contrate um profissional qualificado para gerir a pesquisa mineral
Sem dúvidas esse é o divisor de águas da pesquisa mineral. O planejamento e a execução da pesquisa são fundamentais para o sucesso do empreendimento, além de que se feitos da melhor forma com certeza irão resultar em economia de dinheiro do investidor e de tempo de pesquisa. O único profissional qualificado para desempenhar tal papel é o geólogo, que fará o plano de pesquisa, selecionará os melhores alvos, cuidará da regularização e garantirá excelência na execução dos métodos empregados, tornando os resultados mais fidedignos e atraentes para futuros investidores.
Quer ficar informado sobre quando estaremos na sua região e ainda receber textos exclusivos sobre mineração? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!
[…] 5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE […]