Está pensando em construir um poço em sua propriedade? Não deixe de seguir esses quatro passos para realizar a perfuração com segurança e sem custos desnecessários.
Um poço de captação subterrânea quase sempre é uma solução eficaz para resolver a demanda hídrica de uma fazenda, de uma empresa ou até mesmo de uma comunidade. No entanto, a incerteza sobre sua instalação acaba por colocar em xeque o investimento para a realização da obra, pois na maioria dos casos os proprietários só descobrem dados como volume de água, profundidade do poço e orçamento total após a sua locação.
Por isso, fizemos esse conteúdo com tópicos para ajudá-lo a fazer uma pesquisa de viabilidade de captação subterrânea. Vamos nessa?
>>>> SOLICITE UM ORÇAMENTO NO WHATSAPP PELO NÚMERO (71) 98235-5765 <<<<
1. Tenha um histórico de poços da região
É extremamente importante ter uma estimativa em porcentagem do número de poços perfurados que tiveram uma vazão que fosse capaz de atender a sua demanda. Lembre que você deve levar em consideração a profundidades desses poços e o seu orçamento, já que não se pode trabalhar com poços muito rasos para empreendimentos grandes e de alta demanda e nem com poços profundos para empreendimentos pequenos e de baixa demanda.
2. Pesquise o contexto geológico do terreno
Mesmo com o histórico dos poços, você precisa entender um pouco o contexto geológico do terreno em que você se encontra. Um poço distante 50 metros do local onde você pretende perfurar e em um contexto geológico diferente deve apresentar outros valores de parâmetros, tanto físicos quanto químicos.
Primeiro procure saber se você está em um domínio cristalino, cárstico ou sedimentar e depois descubra qual o tipo de rocha que encontra-se abaixo do seu solo. Caso queira entender mais sobre esses três domínios, clique aqui.
3. Utilize a metodologia dos geólogos
Por mais que não disponha de uma exatidão garantida, a perfuração de poços é melhor feita a partir de certos macetes para a locação. Por exemplo: em terrenos cristalinos, os poços são locados em lugares que pegam o maior número de fraturas e de conexões. Já em terrenos cársticos são procuradas as dolinas e os poços são locados em suas bordas e no mesmo trend de direção (alongamento ou alinhamento). Em bacias sedimentares procura-se mais os vales e locais perto de rios, que são indicativos de infiltração de água no solo.
Não esqueça que esses macetes utilizam apenas a superfície para locações e ignoram a aquisição de dados subterrâneos, sendo assim, não são tão seguros e a confiabilidade não é muito alta se utilizados sozinhos.
4. Investigue o subsolo
VEJA TAMBÉM:
5 DICAS NA HORA DE FURAR O SEU POÇO
Hoje em dia os grandes proprietários de terra, as empresas e as administrações públicas não costumam perfurar poços antes de realizar uma investigação no subsolo junto à Geofísica. Sem dúvidas ela é a cereja do bolo na locação de poços. Após averiguar que o seu terreno é propício devido ao histórico regional, à geologia e às estruturas de superfície, você pode utilizar a Geofísica para investigar o subsolo e descobrir se sua propriedade realmente tem o recurso hídrico subterrâneo necessário. Além de aumentar muito a confiabilidade da locação, essa metodologia te entrega uma estimativa de vazão, de profundidade e de custo da obra, para que você decida se vale a pena realizar o investimento.
Quer ficar informado sobre quando estaremos na sua região e ainda receber textos exclusivos a respeito de locação, perfuração e regularização de poços? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!