Ter acesso à água livre de contaminantes é fundamental para residências e empresas que dependem de poços particulares. Uma inspeção periódica garante que o suprimento atenda ou exceda os padrões locais para consumo humano, industrial e para outros usos. Por isso, preparamos esse texto com 5 dicas para manter a qualidade da água do seu poço igual à qualidade da data da perfuração, olha só!
1. Verifique a tampa do poço
Inspecione a tampa do poço quanto a danificações. Ela deve estar ajustada de forma bem apertada e qualquer tubulação que passe por ela deve estar livre de insetos, de teias de aranha e de outros detritos. Examine as tampas dos poços de uma a duas vezes por ano, pelo menos.
2. Examine os filtros
Verifique todos os filtros e tubos de ventilação anualmente para garantir que os insetos não infestem essas partes e prejudique a qualidade da água. Caso detecte acúmulo de qualquer material orgânico ou inorgânico, você deve procurar uma empresa para realizar a limpeza, pois é através dos filtros que a entrada de água ocorre no poço.
3. Verifique o nível da tampa do poço
O solo localizado próximo ao poço pode mudar como resultado de chuva e de outras condições climáticas. Para garantir que a tampa do poço esteja nos níveis exigidos, passe uma fita métrica do fundo da tampa até o chão, e esteja sempre atento ao nível indicado pela regulamentação.
VEJA TAMBÉM:
O QUE FAZER PARA RECUPERAR SEU POÇO
Inspeção interna de poços através de perfilagem ótica
4. Instale e verifique o Hidrômetro e o Horímetro
Os hidrômetros são aparelhos que medem o volume de água que passou por certa tubulação, e associado ao horímetro pode medir em qualquer hora a vazão do poço. Nós recomendamos que sejam instalados em poços que não possuem tais aparelhos, e naqueles que possuem, deve-se verificar periodicamente o funcionamento deles, para que os padrões estejam adequados.
5. Realize a análise da água periodicamente
Por mais que tomemos todo o cuidado possível, não podemos ter total controle sobre os contaminantes provindos do aquífero. Por isso é importante que sejam realizadas análises químicas periódicas da água para que se tenha certeza de que aquele recurso é apropriado para o uso a que está sendo destinado.
Quer ficar informado sobre quando estaremos na sua região e ainda receber textos exclusivos a respeito de manutenção, locação, perfuração e regularização de poços? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!