Houve uma época em que as empresas se preocupavam apenas com o produto ou na execução do serviço e ignoravam a satisfação do cliente. Porém com o surgimento e evolução da internet, os consumidores tem um leque de opções de empresas que ofertam o serviço de interesse em apenas alguns cliques.
Com essa mudança de cenário, as corporações passaram a investir na satisfação do cliente, para garantir a recorrência de serviços e, o mais importante, recomendações para outros consumidores.
Apesar de ainda devagar, algumas empresas do meio rural estão acompanhando essa tendência e estruturando os setores de operação e pós-venda para garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível quando contratar a empresa.
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É por isso que eu vou lhe contar os 3 principais fatores que você deve se atentar para garantir que seu cliente fique feliz com a escolha de ti contratar e você consiga fideliza-lo e torna-lo um provedor de seus serviços.
Planejamento
Planejar o serviço antes de executa-lo é uma obrigação de qualquer prestador de serviços. Defina o que será feito, quando será feito, por quem será feito e como será feito o trabalho. Além de mostrar ao seu cliente de que você sabe o que está fazendo, isso geralmente te prepara melhor para imprevistos e otimiza seus custos e torna o trabalho mais ágil.
O cliente de zona rural gosta de acompanhar o serviço que é feito em sua propriedade, portanto se for feito como foi planejando, prevendo possíveis dificuldades na execução, seu cliente criará uma confiança no resultado e se sentirá mais segura em indicar sua empresa antes mesmo da finalização do serviço.
Organização
A organização é meio caminho andado para garantir a satisfação do cliente, você deve organizar seu serviço e comunicar data e hora da execução, e se possível, previsão de finalização. Como já foi dito no tópico acima, é bem provável que seu cliente queira estar presente na realização do serviço e ele irá se programar de acordo com sua agenda, então caso você atrase ou passe do tempo que prometeu, você pode atrapalhar os outros planos do cliente e gerar irritação, além disso, você deve levar para o serviço todo o material necessário, por isso é importante que no dia anterior, você faça um checklist de tudo que será utilizado no serviço e garanta de que não faltará nada na execução.
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Outro ponto que você deve se organizar é quanto a cobrança. Explique detalhadamente como será feito o pagamento e realize a cobrança de acordo como foi combinado, e muito importante, se não for você quem realiza a cobrança na sua empresa, comunique ao cliente o nome da pessoa que entrará em contato.
Por fim, seja organizado também na entrega do serviço, caso seja um relatório, especifique na proposta se será impresso ou via e-mail para não gerar conflito por algo tão bobo.
Entrega além do prometido
O que você entende como satisfação do cliente? Eu costumo dizer que um cliente satisfeito teve suas expectativas atendidas ou superadas, e para garantir que isso aconteça na maioria das vezes, eu realizo entregas além do que prometi ao meu cliente. Geralmente são coisas pequenas para o prestador de serviços que aos olhos do cliente, tem muito valor.
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Por exemplo, cliente da zona rural valoriza bastante mapas porque tornam os serviços em propriedades rurais mais fáceis de compreender, além de ajudar em planejamentos de infraestrutura e produção no imóvel. Esses mapas geralmente são fáceis de elaborar, não possuem custos e não levam muito tempo.
Existem muitas outras maneiras de impressionar o cliente com algo além do prometido e você deve mapear de acordo com o seu serviço. É importante que seu cliente não saiba que irá receber um bônus para que não crie expectativas em cima disso.
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