A zona rural no Brasil ocupa mais de 99% do território nacional e grandes riquezas estão escondidas na sua superfície, porém muitas vezes existem pistas dessas riquezas na superfície e você provavelmente está andando por cima dela e não faz ideia do tesouro que está alguns metros de profundidade te esperando.
Pode parecer conto de fadas ou um filme de Indiana Jones, mas não é! Estou falando de minérios, que são recursos naturais (minerais ou agregados de minerais) que possuem aproveitamento econômico, dentre eles podemos citar minério de ferro, areia, água mineral, manganês, cobre, ouro e muitos outros.
VEJA TAMBÉM:
COMO AVALIAR A QUALIDADE DE UM CORPO DE MANGANÊS
5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE
Essas riquezas comumente são encontradas apenas em superfície e por profissionais treinados para encontrar esse tipo de material, como os geólogos. Entretanto se você trabalha na zona rural do seu estado, vou te passar algumas dicas para você ficar atento caso um dia tenha uma montanha de dinheiro bem abaixo de suas botas.
1. Se informe!
Não precisa gastar horas estudando sobre geologia mas descubra o cenário da mineração nos locais que você for trabalhar. Você pode descobrir conversando com pessoas da região ou acessando o portal da ANM e dando uma olhada nos requerimento de pesquisa ou de lavra no local de interesse.
2. Martelo e Lupa nunca fizeram mal
Sei que falei no início do texto que não era um filme de Indiana Jones mas esses dois objetos são como parte do corpo do geólogo, eles não desgrudam nem em uma viagem de férias porque nunca sabemos quando e onde vamos encontrar um minério interessante.
Se ver alguma pedra diferente, não custa nada quebrar com um martelo e olhar na lupa pra ver se existe algo que não parece comum. Geralmente os minerais de minério tem um aspecto diferente do que o que vemos com mais frequência, seja por sua cor, seu brilho e até mesmo seu hábito.
3. Identifique e quantifique
Minério de mangânes
Caso encontre esse material fora do comum, procure ajuda de um profissional para identificar de qual mineral se trata, se for algum de minério, envie para um laboratório e descubra os teores desse minério e de outros que podem estar associados.
4. Nem todo minério é diferente
É isso mesmo, algumas coisas que vemos com mais frequência em nossos trabalhos no campo também podem ser minérios. O maior exemplo é o quartzito, rocha muito comum na natureza e que hoje é bastante requisitado no setor de rocha ornamental, principalmente na cor branca.
Também podemos citar areia, argila, água mineral e rochas para confecção de britas.
Essas foram algumas dicas de como ficar atento às riquezas do subsolo e não passar por cima de uma oportunidade que pode te render milhões de reais.
Quer ficar atualizado sobre o mundo da mineração e ainda receber textos exclusivos a respeito desse e de outros assuntos? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!