Em meio à crise do Covid-19, entidades baianas do agronegócio elaboraram uma cartilha com cuidados e recomendações para prevenções nas propriedades rurais.
Toda pandemia, apesar de todas as vítimas e impactos em diversos setores da sociedade, sempre nos apresentam oportunidades e aprendizado. E não será diferente com a Covid-19, que já passou da marca de 180 mil mortes em todo o mundo. Pensando nisso, entidades do agronegócio baiano lançaram uma cartilha especial com cuidados e recomendações para prevenção em imóveis rurais, que podem e devem ser utilizadas todo o tempo para prevenção e controle de doenças virais.
As associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) criaram a publicação para os produtores rurais aplicarem em campo e escritórios das propriedades. A cartilha será distribuída através de mídias sociais e nela foram elencadas as boas práticas e direcionamentos necessários para prevenir o contágio da Covid-19, principalmente em ambientes como dormitórios, galpões de maquinário, cozinha, refeitórios, entre outros.
“Os cuidados pessoais em ambientes rurais são os mesmos que nas cidades: evitar aglomeração, usar máscara e álcool gel, porém estamos atentos também à higienização das máquinas durante a troca de turno de funcionários. Neste momento, acredito que o campo seja o local mais seguro, uma vez que os trabalhadores já estão lá há algum tempo e não tiveram contato externo. Além disso, nos adaptamos no que diz respeito aos refeitórios e alojamentos, garantindo o distanciamento seguro entre os profissionais, e restringimos a entrada de terceiros nas propriedades”, informou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.
Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa, explica que esta publicação pode ser utilizada como um norte para que os agricultores implementem padronização aos cuidados e recomendações nas propriedades rurais junto aos seus funcionários e colaboradores. “Muitas das sugestões e recomendações inseridas nesta cartilha foram coletadas de experiências já implementadas em campo em propriedades do Oeste da Bahia. Como o setor agrícola não parou por causa do Coronavírus, a maioria das propriedades precisou se adequar rapidamente acerca das orientações das autoridades de saúde. Este guia pode ser considerado um norte do que já vem sendo realizado, com sucesso, nas propriedades, na tentativa de eliminar o contágio do coronavírus nas fazendas”, afirma.
O público alvo desta cartilha são os produtores rurais, área de recursos humanos e colaboradores de fazendas em todo o Brasil, a publicação pode ser acessada clicando aqui, ou pelos sites da Abapa e da Aiba.
Confira mais notícias ligadas ao mundo do agronegócio, mineração e recursos hídricos no Blog da Arcangeo!