Com o passar dos anos, sem manutenções preventivas, um poço pode apresentar problemas. A maioria dos prestadores de serviços de manutenção acabam por indicar o abandono do poço quando não conseguem achar a causa e, por assim ser, também não conseguem elaborar medidas corretivas para solucionar a situação.
Perfil construtivo de poço com série de danos
Geralmente, o principal sintoma para identificar a avaria em um poço é a diminuição da vazão. Essa queda na produção de água pode ocorrer por inúmeras razões. Porém, em alguns casos, essa vazão pode ser recuperada por conta de problemas na parede construtiva do poço, como entupimento dos filtros ou fraturas e, até mesmo, correntes de turbidez por conta da entrada de material.
Por falar em entrada de material, esse é o segundo sintoma observado por produtores para buscar um serviço de manutenção em seus poços. Essas entradas podem estar relacionadas a rompimentos, em caso de poços revestidos, ou mesmo à produção de material através das fraturas, no caso de poços sem revestimento total. Se um único poço da região apresentar problema de vazão, o defeito certamente está na coluna de produção. Assim como em qualquer obra de engenharia, um poço precisa de inspeções e de manutenções periódicas para garantir uma maior vida útil.
Filmagem de poço com bastante material suspenso
Porém, os problemas nem sempre são causados pelo tempo sem manutenção. Estes podem ser provocados por conta de algum acidente, como a queda de material estranho (bomba d’água ou pedras) e causar rompimentos nos filtros ou no revestimento. Isso provocará a entrada do material do pré-filtro, causando um fluxo turbulento e diminuindo a capacidade daquele poço de produzir água.
Em todos os casos, é necessário que sejam realizadas inspeções e manutenções a cada ano para diminuir a chance de problemas acontecerem ou para redução de danos. Esse investimento fará com que seu poço dure cerca de três vezes mais e que ainda haja economia na perfuração de um novo.
Quanto à inspeção, o único método capaz de realizar essa atividade é através da Perfilagem Ótica. Esse procedimento é feito por um equipamento específico com câmeras que filmam em alta resolução o fundo e as laterais dos poços e são capazes de suportar as pressões existentes em 100, 200, 300 e até 500 metros de coluna d’água.
Equipamento de perfilagem em ação
A partir da Perfilagem Ótica, o produtor poderá ter um registro visual da situação da parede construtiva do poço, sendo capaz de identificar pontos com entrada de material, entupimentos e até rompimentos no revestimento e nos filtros. Só assim é possível examinar a situação e elaborar uma solução definitiva para o problema que for identificado.
Quer ficar informado sobre quando estaremos na sua região e ainda receber textos exclusivos a respeito de locação, perfuração e regularização de poços? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!