O manganês é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e encontra-se largamente distribuído em solos, em sedimentos e em rochas. O minério de manganês é um minério essencial para a produção do aço, em que é usado como agente dessulfurante e desoxidante. Pode ser utilizado ainda em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.
Por conta de suas diversas possibilidades de uso na indústria e por sua abundância na crosta terrestre, muitos empresários destinam tempo e capital em busca desse minério. Porém o grande impasse é avaliar as ocorrências encontradas e determinar se elas possuem valor comercial.
Os dois principais fatores que validam o potencial econômico de um corpo de manganês são o teor e o volume. O teor deve ser determinado a partir de análises químicas, de preferência em laboratórios certificados, como a Geosol. Mas aqui vão algumas dicas para dar uma noção em campo de porcentagem de manganês de um corpo em campo.
VEJA TAMBÉM:
CONHEÇA O CENÁRIO DA PRODUÇÃO DE MANGANÊS NO BRASIL
5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE
Existem diversos minerais com minério de manganês e os principais apresentam hábitos bem característicos, como exemplos o psilomelano, que possui o hábito reniforme e a pirolusita, com hábito comumente fibroso.
Exemplos de Pirolusita (esquerda) e psilomelanta (direita).
Mais abaixo é possível ver a relação do teor de manganês com cada mineral de minério. Conhecer esses minerais e como eles se apresentam te ajuda a estimar o teor médio do corpo que está sendo estudado. Tente calcular também a pureza do minério no corpo. Estime a porcentagem dos materiais que não são o manganês que aparecem na rocha, tais como veios de quartzo, concreções de ferro, etc.
O outro fator que te ajuda a inferir a qualidade do corpo é o volume. Procure pelo máximo de afloramentos na área e defina suas dimensões aparentes (altura, largura e comprimento). Para delimitar com maior precisão o volume do seu corpo, obtendo dados em profundidade, é recomendado o uso da geofísica, que te permite realizar uma modelagem do corpo e saber com uma boa precisão o seu volume real. O uso de métodos geofísicos, além de apresentar boa precisão, não é agressivo ao meio-ambiente e pode ser feito sem risco de multas através da fiscalização e sem burocracias ao solicitar escavação de poços de minério ou supressão de mata virgem.
Quer ficar atualizado sobre o mundo da mineração e ainda receber textos exclusivos a respeito desse e de outros assuntos? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!