Cada vez mais profissionais de todas as áreas buscam por oportunidades de empreendimento como atividade principal de fonte de renda. A busca por emprego em um mercado bastante exigente e mal remunerado é muitas vezes desgastante e frustrante para a maioria dos recém formados e para aqueles sem grande experiência profissional.
Como alternativa, os jovens profissionais acabam por buscar cursos capacitatórios para ofertarem serviços diretamente ao cliente e receberem de acordo com seus próprios esforços. Esse comportamento é muito visto nas zonas urbanas onde a demanda de serviços é muito grande e pouco visto na zona rural, que possui demanda semelhante, mas é pouco aproveitada pelos jovens profissionais.
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Por esse motivo, nós da Arcangeo trouxemos esse texto para ajudar você a começar a empreender na zona rural, responsável por 99,27% do território brasileiro. Confira algumas dicas de como encontrar seu cliente, realizar a venda do seu serviço e elaborar um atendimento voltado ao público rural.
1. Conheça as “Pontes”
Falar com o público rural não é algo simples e como já foi dito, esse público está espalhado por mais de 99% do território nacional, por isso é necessário que você consiga uma forma de falar com muitos de seus potenciais clientes com o menor esforço possível.
Nossa dica é que você procure por instituições capazes de juntar seu público em uma reunião ou disseminar informações através de seus canais, tais como associações, sindicatos, financeiras de créditos rurais, entre outras. Essas instituições poderão divulgar seu contato e serviço ou juntar os proprietários rurais para que você realize seu pitch de venda (apresentação) e consiga conversões.
2. Estude seu cliente antes de estruturar seu Marketing
Apesar de parecer algo intuitivo, essa dica exige muito foco e comprometimento. A maioria dos profissionais ofertam serviços que entregam muito valor ao cliente, mas pecam na forma em que divulgam e principalmente, como se relacionam com os clientes após a finalização do serviço, o chamado “pós-venda”, que é muito importante nesse meio.
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Antes de tudo, defina o perfil do seu cliente, coloque no papel qual é a faixa etária, o gênero, o poder aquisitivo e principalmente, qual a sua dor. Após ter esse perfil bem definido, descubra quais canais de comunicação farão sua mensagem chegar até ele, seja rádio, TV, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outro.
A linguagem que você irá utilizar não pode ser uma que pareça estranha para eles; use um linguajar que seja natural para seu cliente e trabalhe com mídias que eles gostem e costumam consumir, como vídeos animados explicativos e depoimentos de outros clientes.
3. Sua prioridade deve ser a satisfação do seu cliente
Por fim, uma dica de ouro: seu cliente será seu melhor ou pior provedor. Na zona rural, a satisfação de seu cliente será essencial para que você realize outros serviços naquela comunidade ou até mesmo no município.
Além de estruturar um serviço de qualidade, certifique-se de realizar um bom atendimento e de dar um bom suporte após a finalização do serviço, seja com uma explicação detalhada sobre um relatório por ligação ou até mesmo pessoalmente, ou um acompanhamento periódico do que foi feito no serviço como forma de mostrar preocupação e ainda manter contato com um possível provedor do seu trabalho.
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