O manganês (Mn) é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e encontra-se largamente distribuído em solos, em sedimentos e em rochas. O seu minério é considerado essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço. Pode ser utilizado ainda em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo. Por conta de sua abundância e importância comercial, muitos mineradores e empresários investem seu tempo e dinheiro em busca de ocorrências do manganês com qualidade para comercialização.
A maioria desses investidores consegue encontrar rochas contendo esse elemento de forma fácil, porém o grande impasse é descobrir se essas ocorrências possuem o necessário para atrair interesse de compradores de minério, e é sobre isso que falaremos nesse texto.
VEJA TAMBÉM:
COMO AVALIAR A QUALIDADE DE UM CORPO DE MANGANÊS
5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE
Os dois principais fatores que vão validar o potencial econômico de um corpo de manganês é o teor e o volume, além dos custos de logística e dos níveis de contaminantes do minério. Quanto ao teor, os compradores costumam pagar por blends de manganês acima de 42% do elemento. Para descobrir o teor do seu minério, você deve realizar análises químicas e de preferência em laboratórios certificados. Nas análises, além do teor de manganês, não se esqueça de solicitar também os teores de elementos que são considerados contaminantes, como a sílica (SiO2) e o fósforo (P). Seu corpo pode possuir teores diferentes em locais diferentes, por isso é recomendado calcular quanto de material você deve retirar de cada local para ter o blend desejado.
Já a questão do volume varia conforme a necessidade de cada investidor. É claro que todos querem corpos com volumes muito grandes, mas para empresários que estão começando no ramo da mineração de manganês, corpos entre 250 mil e 500 mil toneladas podem ser o ideal para iniciar nesse segmento. Esse volume costuma ter vida útil entre 3 e 5 anos, podendo estender-se com a descoberta de novos corpos na pesquisa geológica.
Para empresários com mais experiências no ramo e que já possuem uma carteira de compradores, o interessante são reservas com 500 mil a 2 milhões de toneladas, com vida útil entre 5 e 15 anos.
Se você quiser descobrir o volume estimado do seu corpo de manganês, a Arcangeo oferta o serviço de modelamento de corpos de manganês através do método de Eletrorresistividade, apresentando melhor custo x benefício quando comparado aos métodos tradicionais. Clique aqui e saiba mais.
Saindo da área da geologia, a logística é um fator importante na avaliação econômica de um depósito de Mn. Calcule precisamente todos os seus custos até que o minério esteja carregado nas embarcações que levarão seu produto até o comprador. Esses custos vão desde a extração, com a definição do custo de maquinário, recursos hídricos, energia elétrica e combustível para as máquinas, até o transporte com os custos de frete e tarifas portuárias.
Se seu objetivo for potencializar ao máximo o seu investimento, é essencial que você invista em pesquisa geológica para a descoberta de novos corpos numa área, e dessa forma você terá um aumento do volume de seu depósito sem precisar montar uma nova operação para a exploração.
Quer ficar atualizado sobre o mundo da mineração e ainda receber textos exclusivos a respeito desse e de outros assuntos? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!