A mineração no Brasil começou como atividade econômica no Brasil no século XVII e ainda assim, novas reservas de minério são encontradas ainda hoje no território nacional. Sua propriedade pode esconder um uma fortuna por baixo da terra e nesse texto vamos te ensinar como identificar um minério em sua propriedade.
Mas afinal, o que são Minérios? Minério é um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente viável para extração, pode ser uma rocha, sedimento ou solo. Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados de minerais de minério.
Os Minérios são raros pois a concentração de um determinado elemento químico de uso econômico na sociedade é muito baixa em toda superfície da terra. A partir de vários processos geológicos esses elementos podem se concentrar muito e a partir daí existir uma viabilidade para sua extração e processamento.
VEJA TAMBÉM:
CONHEÇA OS MINERAIS PRESENTES NO COTIDIANO
5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE
A concentração desses elementos pode variar de acordo com a substância, com unidades dada em porcentagem como o ferro e manganês, e até mesmo em PPB (partícula por bilhão) como o tântalo encontrado na tantalita, tornando assim um recurso altamente escasso e de alto valor.
O teor mínimo de um elemento químico em um minério para que se torne viável a mineração é regida basicamente pela demanda do mercado global e as tecnologias utilizada na exploração e beneficiamento.
Abaixo, listamos alguns dos minerais de minério que você pode encontrar na sua propriedade e em breve publicaremos novos textos com outros minerais.
1. Minério de Ferro
Encontrado principalmente em Óxidos de Ferro como Hematita e Magnetita. Pode ter a cor vermelha, marrom e até cinza ou preto, o brilho é metálico a fosco e deixa um traço castanho claro a escuro quando risca um material branco como a porcelana ou folha de papel.
As rochas com mineral de ferro possuem uma densidade alta e são mais pesadas que a maioria das rochas que não são minério, sendo a densidade relativa do mineral de 5,26. São encontrados nos mais variados tipos de terrenos geológicos, de contextos ígneos, metamórficos e sedimentares.
O teor comercial do ferro hoje é algo próximo dos 62%, teor utilizado para contratos de ferro futuro. A maioria do minério de ferro passa por um processo de beneficiamento, geralmente magnético, para concentrar a substância e se aproximar o teor comercial. Os principais contaminantes do minério de ferro são o fósforo e o alumínio.
2. Minério de Manganês
Encontrado principalmente em Óxidos e hidróxidos de Mn como Pirolusita e Psilomelanita. Pode ter a cor cinza, preta e um preto azulado, o brilho é metálico a fosco e deixa um traço preto ou azulado quando risca um material branco como a porcelana ou folha de papel.
As rochas com mineral de manganês possuem uma densidade alta e são mais pesadas que a maioria das rochas que não são minério, sendo a densidade relativa dos minerais por volta de 4,6 a 5,26. São encontrados nos mais variados tipos de terrenos geológicos, de contextos ígneos, metamórficos e sedimentares.
O teor comercial do manganês para importação é acima de 40% mas é importante ressaltar de que não existe contrato de manganês futuro, por isso esse teor é estabelecido pelo comprador do minério, podendo haver exceções, como o caso da Vale que chega a comprar manganês a 34%. O manganês pode ser beneficiado através de processos de separação por densidade e os principais contaminantes do minério são o fósforo e o ferro.
3. Minério de Cobre
Encontrado principalmente em sulfetos de cobre como bornita e calcopirita. Possuem aspectos bem particulares, a calcopirita tem uma cor amarela e lembra o ouro, já a bornita tem um aspecto colorido com as cores azul, roxo, ver e amarelo e por isso foi apelidada de mineral pavão.
O cobre comercial também ocorre em outro mineral chamado cuprita, um óxido de cobre de cor avermelhada que pode alterar para a malaquita, um carbonato de cobre de cor verde.
Apesar de esses 4 minerais ter uma densidade alta, sua presença em rocha tem pouca representatividade no peso e por isso os aspectos visuais são os melhores para identificar minério de cobre em uma propriedade
O cobre não possui um teor comercial definido porque seu beneficiamento visa deixa-lo o mais puro possível, porém o teor médio de cobre do minério que vai para a planta de beneficiamento é de apenas 1,5%. O processo realizado para concentrar o cobre é chamado de flotação.
4. Minério de Cromo
Encontrado principalmente em Óxidos de Ferro-Cromo como a cromita. Pode ter a cor preta ou cinza amarelado, o brilho é metálico a fosco e deixa um traço castanho escuro quando risca um material branco como a porcelana ou folha de papel.
As rochas com mineral de cromo possuem uma densidade alta e são mais pesadas que a maioria das rochas que não são minério, sendo a densidade relativa da cromita de 4,6 g/cm³. São encontrados principalmente em terrenos ígneos de suíte magmática no processo de cristalização cumulática.
O teor de cromo na cromita é cerca de 68%, sendo assim não é necessário um processo de beneficialmento, apenas de separação do mineral com os outros presentes na rocha.