Não importa onde você esteja nesse momento, se você olhar ao seu redor, com certeza você vai se deparar com coisas produzidas a partir de bens minerais, seja uma parede que utilizou um bloco feito por argila, alguma bancada de rocha ornamental, ou até mesmo seu dispositivo móvel que possui bateria de lítio.
A mineração é fundamental para a economia justamente por estar presente em tudo do nosso dia a dia e mesmo sabendo disso, a sociedade sabe pouco sobre os minerais que são responsáveis por fornecer as substâncias que servem de matéria prima para a maioria das construções e objetos que fazem parte do nosso cotidiano.
VEJA TAMBÉM:
Você pode estar pisando em milhões de reais sem saber!
5 DICAS PARA EXPLORAR BENS MINERAIS NA SUA PROPRIEDADE
Os minerais são classificados a partir de sua estrutura molecular e aqueles que tem potencial econômicos são denominados mineral de minério. As classes são:
1. Silicatos
Foto 1: Quartzo em seu hábito perfeito.
Maior grupo de minerais constituintes da crosta terrestre, composto de grupamentos de sílica. Os principais silicatos que são minerais de minério são as variações do quartzo, como o hialino, a areia e argila de cerâmica e porcelanato.
2. Carbonatos
Foto 2: Hábito comum dos carbonatos
O Grupo dos Carbonatos é um grupo de minerais que possuem como ânion principal o grupo iônico [CO3]2- ligado a metais e semimetais, outros grupos aniônicos, ânions complementares e H2O. Os principais minerais de minério dessa classe são a magnesita, o calcário de cimento e a malaquita, carbonato de cobre.
3. Óxidos
Foto 3: Amostra de pirolusita (Mn)
Os óxidos são os minerais onde o oxigênio está ligado com um ou mais metais. Esta classe contém vários minerais de minério, fontes de ferro (hematita), crômo (cromita), manganês (pirolusita), estanho (cassiterita) e urânio (uraninita).
4. Sulfetos
Foto 4: Amostra de Bornita
Sulfetos são substâncias que possuem o enxofre como elemento mais eletronegativo e participam de importantes processos, como a produção de metais. Os principais minerais de minério são bornita e calcopirita (sulfeto de cobre), galena (sulfeto e chumbo) e esfalerita (sulfeto de zinco).
5. Sulfatos
Foto 5: Escultura de gesso
Os sulfatos são sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico que possuem o ânion sulfato (SO42-) ligado a um ou mais elementos metálicos. Os principais minerais de minério são a gipsita, popularmente conhecida como gesso e a barita ( sulfato de bário).
Ainda existem outras classes de minerais menos abundantes, mas que podem nos fornecer substâncias importantes para a produção de diversos materiais do cotidiano, como os sais, os fluoretos, os fostatos.
Quer ficar atualizado sobre o mundo da mineração e ainda receber textos exclusivos a respeito desse e de outros assuntos? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!