É notório o aumento do valor de processadores e placas de vídeo nos últimos meses. Existem vários fatores que influenciaram a inflacionar esse mercado. Com o evento da pandemia global, muitas empresas fecharam ou diminuíram sua produção, influenciando assim a cadeia de produção de CPUs e GPUs. Aliado a isso, o aumento da necessidade de melhores computadores nas casas devido ao aumento dos trabalhos Home Office, fizeram com que os indivíduos buscassem melhores computadores para seu trabalho. Dentro desse contexto ainda existe a guerra comercial entre os EUA e a China.
As indústrias de Chips trabalham segmentadas em empresas de design, que são as que projetam os chips. Esses projetos são enviados a outras empresas que são especializadas em manufaturas ou fundições. Essas empresas pegam o silício de alta pureza na forma conhecida de “Waffer de Silício”, e imprimem utilizando raios ultravioletas os desenhos sobre o Waffer de silício para produzir os Chips.
O DESAFIO NA DEMANDA POR SILÍCIO DE ALTA PUREZA
Segundo estudos de economia mineral, o valor mundial em circulação nas transações de Sílica de Alta Pureza gira atualmente em torno de US$ 680 bilhões e tem projeções para chagar a US$ 1,2 trilhões até o ano de 2027. Assim esse aumento expressivo no valor desse mineral aumenta a uma demanda pela busca do mesmo no mundo.
Os valores de pureza exigidos pelo mercado são de 99,998% de Sílica, o que é fruto do processamento de quartzo ou areia rica no mesmo com alta pureza. Assim, a presença de jazidas desse material gera uma grande vantagem para as empresas que a detém sendo um mineral altamente lucrativo e escasso. Além do mercado de Supercondutores, a sílica de alta pureza também é largamente utilizada em painéis solares e na indústria de comunicação.
A EXPLORAÇÃO DE QUARTZO DE ALTA PUREZA NO BRASIL
Muitos mineradores e empresas não levam em conta esse mercado altamente rentável e de demanda expressivamente crescente. Muitas Jazidas ainda são desconhecidas no Brasil, porém não tão raras. A presença do mineral Quartzo altamente translúcido é indício que pode existir uma fonte muito cobiçada pelo mercado. Assim a pesquisa mineral dessa substância é algo pouco levado em conta no Brasil, mas pode ser um grande negócio.
O senso comum foca muito em pesquisa de minerais metálicos e menosprezam o valor de minerais industriais que muitas vezes tem um valor muito maior levando em conta seu volume, teor e disponibilidade na natureza. Essa mesma lógica é aplicada ao mercado de argilas que também tem uma alta demanda e não é tão difundida.
O MERCADO DE MINERAIS INDUSTRIAIS É LUCRATIVO!
A sílica de origem do quartzo de alta pureza ou de areias do mesmo material se enquadram no que o mercado chama de minerais industriais. Normalmente sua pesquisa é mais simples e possui grande mercado consumidor global. Outro exemplo de minerais industriais além do quartzo e da argila são os granitos e mármores, que se enquadram no mercado de rochas ornamentais.
Em resumo, a exploração mineral não deve ser apenas limitada por minerais metálicos como ouro, ferro, manganês, cobre entre outros. Existe um mercado com alta demanda e rentabilidade em minerais muitas vezes não levados com tanta importância pelos mineradores nacionais. A mineração é um ramo altamente amplo e com a integração dos mercados globais, muitas oportunidades podem surgir onde menos são exploradas.