Hidrogeofísica é uma área da geofísica que serve para determinar parâmetros e características do subsolo e monitorar processos para estudos hidrológicos, como delimitação de recursos hídricos e contaminação de aquíferos. Esse campo une conhecimentos das áreas de geologia, hidrologia, física, geofísica, engenharia, estatística e mecânica das rochas.
VEJA TAMBÉM:
COMO MARCAR POÇO NO ESTADO DA BAHIA
VALE A PENA CONSTRUIR UM POÇO NA MINHA PROPRIEDADE?
A área da hidrogeofísica desenvolveu-se a partir da necessidade de usar métodos minimamente invasivos para determinar e estudar parâmetros e processos hidrogeológicos, sendo importante para encontrar recursos hídricos, que é uma necessidade crescente e prevenir a contaminação da água, que se tornou relevante com o crescente uso de produtos químicos potencialmente perigosos em diversos setores da sociedade, como mineração, indústria e obras sanitárias.
Os métodos e conhecimentos de geofísica foram desenvolvidos para as indústrias de mineração e petróleo, que envolvem ambientes subterrâneos consolidados com alta pressão e temperatura, já os ambientes sub superficiais nos estudos hidrogeológicos são menos consolidados e têm baixa temperatura e pressão. A combinação de geofísica com hidrogeologia foi necessária para desenvolver métodos adequados que funcionem para fins hidrológicos. A metodologia tradicional para caracterizar a sub superfície geralmente envolvem perfuração e coleta de amostras de solo do local, o que pode perturbar o local do estudo, custar muito tempo e dinheiro ou expor pesquisadores e pessoas a produtos químicos e contaminantes nocivos.
Eles também fornecem apenas informações localizadas, em vez das informações necessárias em escala de campo. O uso de métodos geofísicos e tecnologia digital permite que os hidrogeólogos estudem mais rapidamente as características hidrológicas em larga escala, com menor custo e técnicas menos invasivas. Esse estudo é capaz de fornecer dados do subsolo do terreno que permitirá que o proprietário tenham amplo conhecimento do comportamento do fluxo de água que está abaixo de seus pés, permitindo que se escolha os melhores locais para a captação de água subterrânea e defina-se os melhores métodos de contenção de efluentes, em caso de empreendimentos que utilizem de produtos nocivos ao equilíbrio físico-químico do aquífero da região.
Quer ficar informado sobre quando estaremos na sua região e ainda receber textos exclusivos a respeito de manutenção, locação, perfuração e regularização de poços? Clique aqui e te deixaremos a par de todas essas informações!