Os métodos geofísicos são técnicas de investigação indireta do subsolo através de suas propriedades físicas, como densidade, resistividade elétrica e suscetibilidade magnética. Não existe um método que seja melhor do que o outro; a escolha de qual utilizar sempre depende do que se deseja encontrar, seja minério, petróleo, água ou até mesmo contaminantes.
Geofísica para Ambiental
A Arcangeo trabalha com o método de Eletrorresistividade. Uma importante aplicação se encontra na geologia ambiental, em que a Eletrorresistividade é bastante utilizada para mapear e monitorar plumas de contaminação no subsolo e evitar que cheguem até o aquífero e altere a qualidade da água subterrânea. Por exemplo, em locais como aterros sanitários, mineradoras e postos de gasolinas são produzidas substâncias líquidas que podem infiltrar no solo e percolar até o lençol freático. Em caso de desastres, os métodos geofísicos são capazes de mapear possíveis plumas contaminantes e determinar seus vetores de movimento para minimizar os danos ambientais.
Geofísica aplicada na mineração
Outra aplicação é na Prospecção Mineral, em que a Eletrorresistividade é indicada para a primeira etapa da pesquisa, possibilitando delimitar as rochas hospedeiras do minério, assim como sua profundidade, direção e espessura. A utilização desse método é essencial para definir os principais alvos de minério da área, reduzindo custos e aumentando a assertividade das sondagens no terreno.
Interessado em nossos serviços? Entre em contato com a Arcangeo e solicite seu orçamento clicando aqui!
Para conhecer mais sobre métodos geofísicos, obter informações relevantes do mundo da mineração, dentre outros assuntos, visite o Blog da Arcangeo. Criamos diversos conteúdos referentes a nossas soluções! Acesse já!