GEOFÍSICA PARA PROJETOS
DE ATERRAMENTO
A Arcangeo realiza o estudo geofísico de eletrorresistividade utilizando a técnica da Sondagem Elétrica Vertical (SEV) com Arranjo Werner para modelagem geoelétrica do solo, dentro das normas da ABNT NBR 7117/2020.
NBR 7117 apresenta os métodos de sondagem geoelétrica e as técnicas de determinação modelo geoelétrico 1D correspondente (camadas horizontais, planas e paralelas). A aplicabilidade desta Parte da ABNT NBR 7117, especialmente para instalações de grande porte, pode requerer suporte especializado na área de geofísica, em virtude da complexidade dos diferentes métodos de sondagem geoelétrica e das técnicas de inversão necessárias para a construção de modelos geoelétricos equivalentes de grandes áreas.
EMPREENDIMENTOS QUE NECESSITAM DO ESTUDO:
- Parques Eólicos;
- Parques Fotovoltáicos;
- Complexos Hidrelétricos;
- Plantas Industriais;
- Subestações com área superior a 20.000 m²
METODOLOGIA DE TRABALHO
As SEV empregam uma fonte de tensão contínua ou de baixa frequência, e utilizam arranjos de quatro eletrodos simétricos e alinhados, cravados no solo a pequenas profundidades. Por meio dos dois eletrodos de corrente, circula uma corrente I no solo, e os dois eletrodos de potencial medem um ∆V no solo, por meio de um potenciômetro ou de um voltímetro de alta impedância. A resistividade do solo é proporcional a ∆V/I, sendo o fator de proporcionalidade uma função do arranjo empregado.
EQUIPAMENTO UTILIZADO
Especificações:
Eletrorresistivímetro GM360D
- Leve e Compacto;
- Potência de 500 watt;
- Eletrorresistivímetro de alto desempenho;
- Três entradas para eletrodos de potencial;
- Filtro de rejeição a ruídos de 50/60Hz;
- Modulação PWM.
RESULTADOS
A partir dos dados Geofísicos coletados em campo, assim como informações do solo (textura, temperatura local, umidade), é realizada uma modelagem unidimensional a qual se determina a Resistividade Elétrica das Camadas do Solo. Com isso, os engenheiros projetistas podem dimensionar o tipo de aterramento.