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4 documentos para gerar escritura pública do seu Imóvel Rural

Você possui um imóvel rural e está atrás de todos os procedimentos para gerar a escritura pública? Antes de tudo, tenho certeza que você se assustou ao ver a quantidade de documentos necessários para colocar seu imóvel dentro de todos os conformes. Por isso, nesse texto vamos trazer todos os registros que são obrigatórios para solicitar a escritura de um imóvel rural.

De acordo com as leis agrárias, um imóvel rural é uma área com uma ou mais matrículas de terras. Precisa ser do mesmo dono e pode estar situada na zona rural ou urbana do município. Sendo assim, o que define um imóvel rural é a sua destinação agrícola, pecuária, extrativista vegetal, florestal ou agroindustrial.

Dessa forma, um imóvel rural está sujeito a alguns registros obrigatórios. Em síntese, esses registros podem ser cadastros ou documentos que o produtor rural deve ter em mãos para gerar a escritura pública. Por fim, listamos e explicamos com detalhes os principais registros para qualquer imóvel rural.

CCIR 

Existem uma série de documentos e cadastros solicitados pelo INCRA, que é o Órgão responsável por criar e executar a política fundiária nacional. Nesse sentido, o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) é o mais famoso entre eles. Tendo em vista que é um documento que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Todo imóvel rural deve ser cadastrado no INCRA. Sem o cadastro não é possível obter o CCIR. Sem esse certificado não é possível legalizar as transferências imobiliárias ou solicitar financiamento bancário. Logo, o CCIR é preciso para transferir, arrendar, desmembrar, partilhar (divórcio ou herança). Além de ser necessário para fazer as transações e negociações das atividades desenvolvidas no campo junto às instituição financeiras.

É no CCIR e na descrição da matrícula do Cartório de Registro de Imóveis que vai constar o código do imóvel rural. Ele é feito por 13 números, e que vai identificar o cadastro do imóvel junto ao INCRA.

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CNIR

O CNIR surgiu para juntar o Cafir (Cadastro Fiscal de Imóveis Ruras) e o SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural). Os dois também vinculado a Receita Federal. Outra demanda vinculada a regularização tributária é o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro), antigo NIRF (Número de Imóvel na Receita Federal). O CNIR é obrigatório para todos os imóveis.

Para o produtor rural, o CNIR pode ser uma redução e simplificação de obrigações junto aos órgãos públicos e aos bancos. Ele possibilita uma grande redução de custos na prestação de informações e na contratação de financiamentos. 

O titular do imóvel rural que não fizer a atualização do CNIR vai estar sujeito a não emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Além disso, a posse fica a mercê da situação no CAFIR. Isso impede o acesso a financiamento bancário e alterações no registro da área em cartório.

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CAR

O CAR é um registro público eletrônico para todos os imóveis rurais do Brasil. Ele é obrigatório para todos os imóveis, com o objetivo de juntar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

O CAR é o primeiro passo para ter a regularidade ambiental do imóvel. Ele contempla: dados do proprietário, possuidor rural, dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel. Assim como as informações georreferenciadas da área. Podendo citar a área de vegetação nativa, de Preservação Permanente, de Uso Restrito, consolidadas e das Reservas Legais.

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Georreferenciamento

No que diz respeito ao georreferenciamento da propriedade rural, esse também é obrigatório. No entanto, apenas em situações que vão provocar alterações no registro do imóvel.

INCRA é quem detém e valida as informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais, públicos ou privados. Elas são enviadas pelos profissionais credenciados para certificação, a qual é denominada de Sigef (Sistema de Gestão Fundiária).

Portanto, é preciso que os proprietários de imóveis rurais estejam atentos quanto aos registros que a legislação civil e agrária considera obrigatórios. Como resultado, isso vai garantir a sua posse sobre a propriedade. Além disso, o proprietário vai poder ficar tranquilo sabendo que está em conformidade com a lei. Dessa forma, evitar problemas com os órgãos de fiscalização do Governo.

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Agora que você sabe quais são os principais documentos para gerar a escritura pública de um imóvel rural, clique aqui e faça seu orçamento para deixar a sua terra com os documentos em dia. 

Leonardo Reis

Sócio-fundador da Arcangeo, a empresa de Geologia de maior reconhecimento na Bahia. 5 anos de experiência com empreendedorismo voltado ao público rural. Apaixonado por criar modelos de negócios, tocar novos projetos e criar conteúdo. Acredita fielmente que a maior recompensa do empreendedorismo não é o dinheiro, e sim a transformação gerada.

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